Pela verdade da Arbitragem Nacional

Inscreva-se na APAB, única associação portuguesa que representa os verdadeiros interesses dos árbitros e juizes-árbitros nacionais.

apab.blogue@gmail.com



2009-03-13

Arbitragem na 5ª Prova do Circuito Nacional de Elites/B/C e D

Coimbra recebe amanhã a 5ª prova do Circuito nacional de Badminton de Elites/B/C e D. Para nós APAB, e para o seu presidente, que muito tem lutado para que a classe da arbitragem seja mais credível e saia sempre prestigiada em cada torneio, esta é uma medida muito positiva e um sinal de que o CA está a direccionar-se no caminho certo, assim aceite as ideias e criticas positivas e no bom sentido que lhe são dirigidas. Depois de uma grande maioria das provas, terem sido dirigidas apenas por um Juiz-Árbitro por pavilhão, entregando por vezes a direcção dos torneios a pessoas que nada tem a ver com a classe, eis que na prova de Coimbra o CA convocou e com alguma antecedência, como manda a prudência, 4 Juiz-Árbitros para actuarem nos dois pavilhões onde se vai disputar a competição.
Quero aproveitar para deixar aqui outra sugestão ao CA da Federação Portuguesa de Badminton: "»sendo a maioria das provas disputadas em dois pavilhões apenas nos sábados e num pavilhão no domingo, porque não convocar para sábado 4 juízes e para o domingo apenas 2"«.
Seria uma medida de redução de custos para a FPB e organizações, e penso inclusive que seria uma medida em consonância com todos os JA. Não terá mais lógica ter 2 Juízes no domingo quando apenas se utiliza um pavilhão do que 4 ? Aliás, não é nada do que o Badminton Europa não faça, por exemplo com árbitros. Ainda recentemente no Campeonato Europeu de Equipas Mistas em Liverpool, o BE nomeou os árbitros para a primeira fase da prova (28) e nomeou de imediato os 13 que ficariam para a fase final. Referência para o regresso do nosso único Juiz-Árbitro acreditado no BE, Susana Maldonado (na foto) aos torneios nacionais.
Lista de Juiz-Árbitros e Árbitros nomeados para o torneio de Coimbra
Elites e B
Juiz-Árbitros
José Louro (ABDS) e Henrique R. Neto (ARBA)
Árbitros
José Neto
Luis Branco
João Fragoso
Celisa Monteiro
Categorias C e D
Juiz-Árbitros
Susana Maldonado
Maximino Costa

Nenhum comentário: